Síntese de resultados

Os dados extraídos foram tabulados e sintetizados por meio de análise qualitativa temática. Os dados foram codificados dedutivamente utilizando as terminologias do modelo lógico sob os temas da pedagogia do programa, fatores contextuais, produtos, resultados e impacto. Com o exame iterativo dos dados, cada categoria sob estes temas principais foi claramente definida para estabelecer as suas propriedades. Isto foi seguido pela captura das relações entre os dados codificados de vários programas de uma forma que ilumina a cadeia de raciocínio de como e por que eles funcionam. Esta abordagem analítica permitiu o mapeamento do modelo lógico do programa de nível M em diversas disciplinas de saúde.

pos graduação em medicina de urgencia e emergencia

Resumo e características dos estudos incluídos – Foram incluídos trinta e cinco estudos elegíveis baseados nos relatos de 2.834 graduados e de um total de 87 educadores do programa, gerentes clínicos e colegas de trabalho. 

As características desses estudos são apresentadas na Tabela  2 . Uma lista de estudos excluídos e motivos de exclusão estão incluídos no arquivo adicional  1 . Os estudos incluídos exploraram programas de nível M originados do Reino Unido ( n  = 16), EUA ( n  = 3), Austrália ( n  = 4), Irlanda ( n  = 3), Nova Zelândia ( n  = 3), Canadá ( n  = 2), Jordânia ( n  = 1) e Vietnã ( n  = 1). Dois estudos [ 60 , 66 ] exploraram programas de nível M originados em vários países. Todos os estudos foram de natureza retrospectiva, e o momento exato da abordagem aos graduados não foi claro em 18 estudos.